A produtora Esthudio F18 e a Prefeitura de Vacaria, através da Lei Paulo Gustavo, estão lançando o filme “Resíduos - Para onde vai o nosso lixo?” A ideia é mostrar o que acontece com o lixo a partir de seu descarte. “Acompanhamos o trajeto de uma simples garrafa PET em seu caminho até se tornar um novo produto ou se ela será enterrada”, resume Cristian Paim Borges, diretor da produção audiovisual e do projeto. “O filme documental é parte do projeto, já que fizemos estudo do ciclo do lixo, junto aos especialistas envolvidos. Buscamos entender se existe um ‘ciclo perfeito’ empregado em outras cidades do País”, completa Paim.
Ele explica que o item pode ser descartado em casa, na empresa, na escola ou onde houver um ser humano. Depois, ele é coletado. “Temos dois trajetos, a depender da forma como é levado, na coleta seletiva ou orgânica. Os chamados ‘catadores’ representam uma importante parcela da sociedade, cujo trabalho impacta diretamente no destino do lixo.”
O projeto inclui um material impresso que explica o passo a passo do descarte e o filme, com vários depoimentos, não apenas como informação, mas “uma inspiração sobre a importância de colocar fora de forma correta”. “Queremos trazer à tona o impacto de um gesto simples, como separar uma garrafa PET, e mostrar como isso pode desencadear um processo complexo e vital para o meio ambiente”, ensina o diretor.
As exibições do documentário “Resíduos - Para onde vai o nosso lixo?” começam dia 17 de março, nas escolas da rede municipal e estadual. O lançamento oficial para o público em geral ocorre dia 2 de abril, às 19h na Casa do Povo, em Vacaria.
Mais informações nas redes sociais do Esthudio F18 (@estudiof18).