Sempre que podia, Marcela Mussatto falava a frase acima, como uma espécie de mantra, além de ensinar a quem queria ser ensinado.
No dia 28 de fevereiro, Vacaria se despediu da irmã Marcela, uma figura marcante pela sua dedicação ao próximo e pela gestão humanizada. Religiosa da Congregação de São José, ela uniu fé e administração, acreditando que gerir não era apenas lidar com números, mas atender às necessidades da comunidade.
Pioneira no ensino a distância, destacava-se pelo desejo de aprender e compartilhar conhecimento, organizando grupos de estudo para multiplicar o saber. Sua atuação no Hospital Nossa Senhora da Oliveira (HNSO), a partir de julho de 2007, reforçou sua missão de oferecer um atendimento digno e acolhedor.
Durante dois anos e meio à frente da administração do hospital, imprimiu um modelo de gestão baseado na ética, compaixão e compromisso com a vida. Seu legado permanece como inspiração de cuidado e amor ao próximo.
Quase 70 anos de vida religiosa - Marcela Mussatto, conhecida na vida religiosa como Irmã Dilma Judith, nasceu em 15 de dezembro de 1935, na Vila Segredo, então pertencente a Vacaria, hoje município de Ipê/RS. Vinda de uma família numerosa e profundamente religiosa, desde cedo cultivou a fé e o desejo de servir a Deus. Quando criança, Marcela pensava fazer o que os pais pediam, que era obedecer, brincar com bonecas, trabalhar e ajudar os outros, sempre perpassado com muita oração. Era de uma família simples, que cultivava a terra, gostava de tocar instrumentos musicais e cantar. À noite rezavam o terço e todos participavam da vida da comunidade religiosa e social. A mãe foi sua catequista, seu pai doou o terreno para a construção da Igreja e salão na comunidade São Miguel, na Vila Segredo.
Aos 15 anos, sentiu o chamado para a vida religiosa e ingressou na Congregação das Irmãs de São José, iniciando sua trajetória de dedicação à missão cristã. Professou seus votos perpétuos em 1961 e, ao longo dos anos, se destacou por seu compromisso com a educação, a pastoral e a administração. Formou-se em diversas áreas, incluindo Direito, Teologia e Espiritualidade, sempre buscando unir conhecimento e serviço ao próximo.
Atuou como professora em várias cidades do Rio Grande do Sul e dedicou-se à missão na Bahia. Exerceu importantes funções na Congregação, incluindo a de Superiora Provincial e Conselheira Provincial, sendo referência na preservação da memória da Província.
Com um olhar sensível para a gestão e o cuidado humanizado, contribuiu significativamente para o Hospital Nossa Senhora da Oliveira, em Vacaria, onde imprimiu sua marca de acolhimento e dignidade.
Nos últimos anos, integrou a Comunidade São José do Patrocínio, em Vacaria, onde recebeu cuidados especiais até seu falecimento, em 28 de fevereiro de 2025, aos 89 anos de idade e 69 anos de vida religiosa.
Irmã Marcela deixa um legado de fé, serviço e compromisso com os mais necessitados, sendo exemplo de entrega e amor ao próximo. Em nota, a congregação demonstrou gratidão pela convivência e aprendizado com irmã Marcela. "Gratidão pela oportunidade de convivermos com você e por testemunharmos o seu comprometimento com a vida e a missão como Irmã de São José, gratidão pelo seu compromisso com a preservação da vida de todos os seres humanos e pelo cuidado com a casa comum. Deus a receba em sua glória e receba uma grande e bela coroa por tantas pequenas/grandes ações em prol da vida. Descanse na paz de Deus!"
Seu corpo foi sepultado no jazigo da Congregação das Irmãs de São José, no Cemitério Santa Clara, em Vacaria.
FOTO: Congregação das Irmãs de São José/Reprodução