Coasa realiza SIPAT com programação voltada à saúde, segurança e inovação no trabalho



A Coasa realizou, na semana passada, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, a SIPAT 2025. A programação contemplou atividades práticas e palestras voltadas à segurança, saúde física e mental e temas ligados à inovação e qualidade de vida. 
A programação teve início na segunda-feira (18), com a realização de dinâmicas internas, como, por exemplo, a criação da frase temática para a mobilização de 2026, de modo que a escolhida para representar o evento neste ano foi pensada pela equipe da unidade de Gentil: “Agir com segurança é mais que liberdade, é interagir com a vida e ter responsabilidade. Vida é o nosso tema.” Ainda, no primeiro dia, os colaboradores fizeram o jogo dos sete erros sobre Segurança do Trabalho.  
Na terça-feira (19), foi realizada uma série de palestras como foco na saúde mental, emocional e física: Cross Fit Emocional com Giliardi Otto; Corpo e Mente: uma conexão vital, com Marciana Machado Menegaz e Michelli Picolli e Autocuidado, com Fernanda Menegaz. Esses momentos aconteceram na Escola Estadual Cláudio Antônio Benvegnú. Já na quarta-feira, 20/08, a atividade foi o caça-palavras da Segurança do Trabalho.
Na quinta-feira (21), a palestra de Arthur Igreja, Inovação no Agronegócio: Como unir o melhor das pessoas e da tecnologia, que marcou o encerramento do Programa Cultivando Legados da Coasa, também integrou a programação da SIPAT. E, o encerramento, na sexta-feira, 22/08, novamente na Escola Estadual Cláudio Antônio Benvegnú, contou com palestras de Rafael Spagnol, sobre Direção Preventiva; Ana Tereza Lamb, sobre Alimentação Saudável e Marco Cassel, com o tema Ter saúde mental é estar de bem com a vida.
O objetivo da SIPAT, segundo Lincoln José dos Santos, Técnico de Segurança no Trabalho na Coasa, é incentivar que cada colaborador adote práticas seguras e preventivas no dia a dia, ampliando a percepção de riscos e fortalecendo a responsabilidade individual e coletiva. "Conseguimos alcançar o nosso objetivo que era instigar o olhar crítico dos participantes sobre a importância do combate o adoecimento laboral e de fortalecer a promoção de qualidade de vida, tanto no ambiente de trabalho quanto fora dele", disse ele.
Texto e fotos: Coasa

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato