A Operação Lei Máxima cumpriu 68 ordens judiciais em Pelotas, Rio Grande, Santa Maria, Caxias do Sul, Passo Fundo e Lages (SC), na manhã desta sexta-feira (22).
A investigação te o objetivo de buscar suspeitos de envolvimento em 11 homicídios, que teriam sido cometidos por membros do crime organizado em 2025. Dos alvos das cinco facções criminosas investigadas na ação estão sete executores, dois mandantes e duas lideranças.
Em Passo Fundo, foram cumpridos 13 mandados e três pessoas foram presas. Um deles foi condenado e estava foragido pelos crimes de homicídio e tráfico de drogas. Ele foi identificado como André Márcio da Silva, 38 anos.
Conforme a delegada Daniela Minetto, da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Silva foi condenado em 2013 e deveria estar em regime semiaberto. Restavam sete anos de pena para cumprir.
Outro preso é Jonatas Rodrigues Martins, 25 anos, condenado em 2024 pelos crimes de disparo de arma de fogo, porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, receptação, desacato e posse de drogas.
Um último preso foi detido em flagrante por tráfico de drogas. Ele não teve a identidade divulgada.
Fonte: GZH
Foto: Luiz Otávio Calderan