Jovens no campo, legados no futuro: Coasa lança programa inovador voltado à nova geração de cooperados



Teve início nesta quinta-feira, 24 de abril, o Cultivando Legados, novo programa da Coasa voltado à formação da nova geração de associados. A iniciativa, desenvolvida com o apoio do Fundo Social do Sescoop, é destinada a jovens entre 18 e 35 anos — faixa etária que cresce dentro da cooperativa e representa o futuro do cooperativismo.

Com um cronograma de aulas teóricas e práticas, o programa busca fortalecer o protagonismo dos jovens no campo, promovendo a agricultura sustentável, incentivando o uso consciente dos ecossistemas terrestres e oferecendo uma formação de alta qualidade. As atividades ocorrem uma vez por mês, no turno da manhã, na Sede Administrativa da cooperativa, e estão divididas em cinco módulos.

O primeiro encontro trouxe o tema "Gestão financeira e econômica", com a condução da especialista Juliana Pescara.

“Vamos abordar temas como liderança, empreendedorismo, inovação, gestão e práticas de manejo do solo — conteúdos que, com certeza, irão contribuir para o desenvolvimento das propriedades e o fortalecimento das relações familiares no campo”, destacou Aline Perozzo Bacega, superintendente administrativa da Coasa.

Totalmente gratuito, o programa é uma aposta da cooperativa no futuro. “É um projeto novo, feito com muito envolvimento e carinho. Acreditamos que os jovens terão acesso a um conteúdo extremamente rico, que fará a diferença no dia a dia das propriedades rurais”, reforça Aline.

E as ações não param por aí. Em 2025, a Coasa também vai promover palestras em três escolas da região de Água Santa, levando informação e inspiração aos estudantes do Ensino Médio. Para a segunda quinzena de setembro, está previsto um grande encontro de jovens, que reunirá participantes do programa e será aberto à comunidade. A proposta do evento é unir troca de experiências, integração e práticas de agricultura sustentável — com foco especial no cuidado com o solo.

Para a diretoria da Coasa, os jovens são a força que impulsiona a sustentabilidade no campo. O Cultivando Legados nasce com a missão de empoderar essas novas gerações com conhecimento e ferramentas para seguirem produzindo com consciência, respeito à terra e visão de futuro.

Porque cultivar o solo é também cultivar legados — e é por meio da valorização das boas práticas e do cuidado com a vida terrestre que garantimos a continuidade da produção de alimentos e do cooperativismo que transforma.


Texto: Olhar Daqui com informações da Coasa - Foto: Assessoria de Imprensa Coasa

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato