Calor fora de época marca início de maio na região



O início de maio contará com um veranico atípico em diversas regiões do Rio Grande do Sul. Com temperaturas acima da média para esta época do ano, os dias têm sido de sol forte e calor, especialmente no período da tarde. A previsão indica que o fenômeno persiste até terça-feira (7), com mudança no tempo a partir de quarta, quando são esperadas chuvas e queda de temperatura.

Segundo os dados meteorológicos, as máximas na região de Tapejara têm girado em torno de 26 °C, com mínimas entre 16 °C e 17 °C. A previsão para os próximos dias aponta manutenção do tempo firme até terça. Na quarta-feira, o tempo muda com a chegada da chuva: são previstos 2,9 mm de precipitação ao longo do dia, com 40% de probabilidade. À noite, a instabilidade diminui e as nuvens começam a se dissipar.

As temperaturas devem começar a cair a partir de quinta-feira (9), com máxima prevista de 23 °C e mínima de 14 °C. Na sexta (10), o resfriamento se intensifica, com mínima de 12 °C. A umidade relativa do ar também segue alta, chegando a 93% durante a madrugada de quarta.

O fenômeno climático que caracteriza o veranico — sequência de dias com noites amenas, tardes quentes, céu limpo ou com névoa úmida e ventos fracos — está plenamente configurado no estado. Em cidades do Oeste e Noroeste gaúcho, como Porto Xavier, Santa Rosa e São Paulo das Missões, as máximas ultrapassaram os 31 °C neste fim de semana. Em Passo Fundo, embora os termômetros não tenham atingido esses extremos, o calor tem sido perceptível, destoando do frio geralmente esperado para maio.

A partir de quarta-feira, com a mudança no padrão climático, o Rio Grande do Sul deve receber instabilidades que encerram o período de veranico. Em Tapejara, os reflexos devem ser sentidos em uma sequência de dias com temperaturas mais amenas, vento mais intenso e aumento na nebulosidade, com previsão de novas chuvas no fim da semana.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato