Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, morreu aos 88 anos, às 2h35 pelo horário de Brasília, 7h35 pelo horário local, de segunda-feira (21). Segundo o Vaticano, a morte foi causada por um acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência cardíaca.
O funeral será às 5h de sábado (26), 10h no horário local de Roma. A data e outros detalhes foram decididos durante reunião de cardeais nesta terça-feira (22).
De acordo com informações do Vaticano, às 5h de sábado será celebrada a Santa Missa Exequial do papa Francisco, na Basílica de São Pedro, e será presidida pelo cardeal Giovanni Battista. Após a missa fúnebre, o corpo do pontífice seguirá em procissão até a Basílica de Santa Maria Maggiore, onde será sepultado
A Missa Exequial é uma celebração litúrgica católica realizada por conta do falecimento de uma pessoa e no momento do funeral. O rito está previsto no livro "Ordem das Exéquias do Sumo Pontífice", que determina as cerimônias fúnebres do pontífice.
O caixão com o corpo do papa será trasladado da Capela Santa Marta para a Basílica de São Pedro na quarta-feira (23), às 4 horas (horário de Brasília), e ficará exposto para homenagens do público. O traslado terá procissão que passará pela Praça Santa Marta e pela Praça dos Protótomártires Romanos, sairá pelo Arco dos Sinos em direção à Praça de São Pedro e entrará na Basílica pela porta central.
O funeral de Francisco será cercado por uma série de cerimônias da Igreja Católica para se despedir do pontífice.
Texto: Olhar Daqui com informações do G1 - Foto: Associated Press