A chama que une o Rio Grande: cavaleiros partem de Caxias rumo a Passo Fundo

 


No próximo domingo (17), um dos rituais mais emblemáticos do povo gaúcho ganha as estradas e campos do Estado. A Chama Crioula, símbolo maior dos Festejos Farroupilhas, começa sua jornada de 270 quilômetros a cavalo, rumo à 7ª Região Tradicionalista (RT), no norte do Rio Grande do Sul.

O fogo será aceso em Caxias do Sul e, de lá, integrantes do Grupo Cultural e Tradicionalista Cavaleiros do Planalto Médio levam a centelha até Passo Fundo, em um percurso marcado por história, resistência e devoção à tradição.

A primeira parada na região será em Casca, no dia 21, para a distribuição da chama. Depois, o cortejo de cavaleiros seguirá por mais 60 quilômetros até chegar, no dia 24, às 11 horas, ao Parque de Rodeios da Roselândia Vitor Mateus Teixeira, em Passo Fundo. A recepção terá almoço festivo e a presença dos patrões de CTGs da cidade.

Enquanto estiver na Capital do Planalto Médio, a centelha permanecerá acesa na sede da Brigada Militar, aquecendo os cafés de chaleira e alimentando o espírito farroupilha até o encerramento dos festejos, no 20 de Setembro.

A tradição também aponta para o futuro: em 2027, Passo Fundo será palco do acendimento oficial da Chama Crioula que será distribuída a todo o Estado. A expectativa é receber cerca de 2 mil cavalos e cavaleiros para celebrar a cultura que mantém viva a alma gaúcha.

Texto: Olhar Daqui com informações do MTG

Foto: Divulgação

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato