Os dados mais recentes divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quinta-feira (28), revelam que Tapejara teve um crescimento populacional tímido nos últimos anos. A cidade passou de 24.557 habitantes, registrados no Censo de 2022, para 25.256 moradores em 2025. A variação representa um aumento de apenas 2,84%.
O resultado mostra que, embora Tapejara continue em expansão, o ritmo de crescimento é considerado baixo quando comparado ao cenário nacional e até mesmo estadual. No Rio Grande do Sul, o aumento foi de 3,22%, chegando a 11,2 milhões de habitantes. O estado, contudo, figura entre os que menos cresceram no país, registrando o terceiro menor avanço populacional.
Os números levam em conta informações coletadas até 1º de julho deste ano, considerando dados de pessoas, domicílios e indicadores como taxas de natalidade e mortalidade.
Apesar de parecer apenas uma estatística, o dado é de grande importância prática: os levantamentos do IBGE servem de base para políticas públicas, planejamento de serviços essenciais e até para o repasse de recursos federais, calculados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) por meio do Fundo de Participação de Estados e Municípios.
Na prática, o crescimento abaixo da média pode indicar desafios para Tapejara. Quem vive a realidade do município, no entanto, tende a estranhar este baixo crescimento, principalmente pelo grande número de estrangeiros que passou a residir na cidade, nos últimos anos.
Texto: Renee Rodrigues Fontana
Foto: Divulgação
Tags
Tapejara