Desmatamento atinge três municípios do Norte do RS e destrói área equivalente a 11 campos de futebol



Três municípios do norte do Rio Grande do Sul registraram graves ocorrências de desmatamento na segunda-feira (29). Ao todo, foram devastados 83,2 mil metros quadrados de vegetação nativa, o equivalente a mais de 11 vezes a área do gramado do Maracanã, segundo balanço do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (3º BABM).

Em Nova Alvorada, a fiscalização flagrou a destruição de 21,2 mil m² de vegetação em estágio avançado de regeneração, sendo 2,8 mil m² localizados em Área de Preservação Permanente (APP), próxima a uma nascente.

Já em Dois Irmãos das Missões, o alerta partiu do sistema MapBiomas, que detectou a intervenção em um banhado de 12,3 mil m² e a supressão de vegetação nativa.

O caso mais grave ocorreu em Erval Seco, onde foram devastados 49,7 mil m² de floresta. Embora o responsável pela área tenha apresentado uma licença ambiental, o documento não estava em conformidade com a legislação e, portanto, não possuía validade.
Impactos ambientais e legais

Segundo especialistas, o desmatamento irregular ameaça a biodiversidade, compromete recursos hídricos e contribui para o agravamento das mudanças climáticas. A prática está prevista como crime ambiental na Lei nº 9.605/98, com punições que variam de multa a detenção de um a três anos.

Texto: Renee Rodrigues Fontana
Foto: GZH

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato