A Polícia Civil, por meio da 2ª Delegacia de Polícia de Passo Fundo/RS, deflagrou, na manhã desta terça-feira (16), a Operação “Oculta parte”- fase final, resultado de uma investigação que mira esquema altamente estruturado de uma organização criminosa que atuava praticando crimes de estelionatos e falsificação de documentos.
O grupo criminoso realizava compras de máquinas e implementos agrícolas, caminhões e outros veículos obtendo financiamentos bancários com uso de documentos falsos em nome de “laranjas” e, posteriormente, não honravam as parcelas dos referidos financiamentos, sumindo com os bens adquiridos.
A primeira fase da investigação foi desencadeada nos estados do Rio Grande do Sul e Mato Grosso, ainda em 2024, onde foram recuperadas todas a máquina objetos da fraude inicial que era investigada, além de outros veículos também obtidos de forma fraudulenta, que juntos foram avaliados em, aproximadamente, R$ 30 milhões.
A partir dessas apreensões, iniciou-se nova fase investigativa através da analise do material apreendido, verificando-se que se tratava de uma organização criminosa especialista neste tipo de golpe, liderada por dois indivíduos, que foram presos hoje, junto com mais três comparsas. As prisões ocorreram de forma simultânea nos municípios de Vacaria, Tapejara, Erechim (duas prisões) e no Centro de Passo Fundo. No total, 13 pessoas são investigadas por crime de estelionato, falsificação de documentos e organização criminosa.
Quatro veículos utilizados pelos criminosos foram apreendidos, bem como uma arma de fogo e 150 munições de diversos calibres. A ação policial contou com o apoio da DHPP/Passo Fundo, DRACO /Erechim, Delegacia de Policia de Tapejara e 6º DP de Porto Alegre para garantir o cumprimento simultâneo das ordens judiciais.
Tags
Região
