A vacina contra a dengue já está disponível em Tapejara para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. A imunização ocorre em todas as salas de vacinação do município. Para receber a dose, é necessário apresentar documento de identificação e a caderneta de vacinação.
A ampliação da vacinação contra a doença ocorre em meio ao anúncio do governo federal, feito na segunda-feira (9), sobre o início da imunização de todos os profissionais de saúde da atenção primária do Sistema Único de Saúde (SUS). O comunicado foi realizado durante visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Instituto Butantan, em São Paulo.
A vacina Butantan-DV, incorporada ao calendário nacional após aprovação da Anvisa em novembro de 2025, é o primeiro imunizante do mundo em dose única contra os quatro sorotipos da dengue e totalmente desenvolvido no Brasil. O Ministério da Saúde adquiriu 3,9 milhões de doses para esta etapa inicial da campanha.
Até o momento, o Instituto Butantan já enviou 1,3 milhão de doses ao Programa Nacional de Imunizações (PNI). A expectativa, segundo o diretor do instituto, Esper Kallás, é disponibilizar mais 25 milhões de doses até o fim do ano. O imunizante levou 15 anos para ser desenvolvido.
Além da estratégia de vacinação contra a dengue, o governo federal anunciou um pacote de R$ 1,8 bilhão para ampliar e modernizar a produção de vacinas e soros no país. Os investimentos contemplam a construção e reforma de unidades destinadas à produção de vacinas contra HPV, Covid-19, raiva, tríplice bacteriana (DTPa) e ampliação da fabricação de soros.
Enquanto o plano nacional avança, em Tapejara a orientação é que pais e responsáveis procurem as unidades de saúde para garantir a imunização do público-alvo, reforçando a prevenção contra a dengue no município.
Tags
Saúde
