Na noite de quarta-feira, 26 de fevereiro, a Brigada Militar (BM), através da Força Tática do 10º Batalhão de Polícia Militar (10º BPM), salvou uma idosa de 78 anos que estava com água da chuva dentro da residência.
O fato aconteceu no bairro Pradense, em Vacaria e, segundo a equipe da BM, por volta das 20h30, recebeu um chamado urgente, comunicando que a mulher, cadeirante, estaria presa dentro de casa, tomada pelas águas. "O nível da enchente já chegava à cintura da idosa, impossibilitando qualquer tentativa de saída", contou o 10º BPM, em comunicado à imprensa.
"Sem hesitar, os policiais militares entraram na residência alagada, enfrentando a correnteza para resgatá-la. A mulher foi levada para uma parte mais alta da casa e, com o apoio do Corpo de Bombeiros e familiares, finalmente a retiraram em segurança."
De acordo com a Defesa Civil, foram mais de 120mm de chuva em poucos minutos.
"Infelizmente, muitas casas foram alagadas e tivemos deslizamento de terra no bairro São José. Finalizamos de forma preliminar a contenção do morro", disse o prefeito André Rokoski, em vídeo publicado nas redes sociais, ainda na noite de quarta.
A Prefeitura contabiliza até o momento, 11 pessoas desalojadas, 30 pontos com alagamentos, desabamento do muro de uma residência e a queda de uma ponte de pequeno porte no bairro Municipal.
Secretarias da Administração Municipal trabalham durante a manhã desta quinta, no rescaldo e auxílio às famílias atingidas.
*Com informações do setor de Comunicação Social do 10º BPM e da Prefeitura de Vacaria.
FOTO: BRIGADA MILITAR