Prefeitura de Tapejara planeja criar estrutura para atender moradores de rua

 


Estudo divulgado pelo Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a população em situação de rua, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), aponta que o número de pessoas vivendo nesta condição aumentou cerca de 25% em todo território brasileiro.

O fato tem chamado atenção também em Tapejara que, até pouco tempo atrás, não tinha moradores de rua e, atualmente, possui cerca de 10 pessoas nestas condições. A preocupação envolve vários aspectos, principalmente relacionados à assistência social, saúde, segurança e dignidade humana.

Em entrevista exclusiva ao Olhar Daqui RS, o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Gilberto Scariot, disse que o poder público se preocupa com esta parcela da população. “Nosso objetivo é conhecer a realidade e criar políticas para mudar a vida destas pessoas, não apenas tirá-las daqui e mandá-las para outro lugar”, resumiu.

Uma equipe da Secretaria está realizando visitas a outros municípios para conhecer as práticas adotadas e encontrar as melhores alternativas para Tapejara. “Ainda não temos estrutura para atender os moradores de rua, mas vamos criar”, enfatiza o Scariot, que assumiu a pasta em janeiro.

Promover a emancipação do cidadão também é uma meta do secretário. “Quanto menos uma pessoa depende do outro ou do poder público, melhor será sua vida”, frisou.

É a Secretaria de Desenvolvimento Social que realiza e administra os cadastros dos benefícios públicos destinados às pessoas com alguma vulnerabilidade, incluindo os estrangeiros.

“Existe uma preocupação em atender a todos que precisam, mas também em criar meios para que estas pessoas conquistem a independência”, salientou.

Confira a entrevista especial com o secretário Gilberto Scariot, que foi ao ar durante o "Programa de Sábado", do dia 1º de março de 2025 (Entrevista completa aqui).

Siga as redes sociais e se inscreva no canal do Olhar Daqui RS no YouTube @OlharDaquiRS

FOTO: Pixabay/Reprodução

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato