Eleito para o triênio 2025/2028, Gilberto Borgo é o novo presidente do Sindicato Rural de Tapejara (SRT), entidade que também representa os produtores de Charrua, Água Santa, Vila Lângaro e Santa Cecília do Sul.
Borgo assumiu interinamente a presidência após o falecimento do então presidente Moisés Moro, ocorrido em setembro de 2024. Ele foi efetivado no cargo após eleição realizada em abril deste ano. Ao seu lado na nova gestão está o produtor rural Cláudio Bee, que ocupa a vice-presidência.
Na primeira reunião da diretoria, realizada nesta semana, foram definidos os principais eixos de atuação para o curto e médio prazo, incluindo o planejamento de ações estratégicas. Também houve uma homenagem ao ex-presidente Moisés Moro, que teve seu nome dado à sala principal da entidade.
Com mais de 280 famílias assistidas, o Sindicato mantém atuação regional por meio de parcerias com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), prefeituras e outras instituições, com foco na formação e qualificação dos produtores rurais.
Uma das principais novidades anunciadas pelo presidente Borgo é o lançamento do programa "Saúde no Campo", que será realizado em parceria com o Senar. O projeto terá início em Charrua, levando atendimento preventivo às famílias do meio rural.
Durante entrevista exclusiva ao Olhar Daqui RS, Gilberto Borgo também abordou temas relevantes e sensíveis para o setor agropecuário, como a securitização, a demarcação de terras indígenas e outras bandeiras da entidade em defesa do produtor.
Com o objetivo de fortalecer a representatividade e aproximar o Sindicato dos associados, a nova diretoria prepara um evento especial no dia 11 de agosto, que contará com a presença do advogado e ex-deputado federal Jerônimo Goergen. A proposta é promover um debate aberto sobre o agronegócio, seus desafios e possibilidades, reforçando o papel do Sindicato como voz ativa em defesa do setor.