Rio Grande do Sul lidera ranking de atividades turísticas no Sul do Brasil

 



O turismo gaúcho segue em trajetória de recuperação e expansão em 2025. De acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Estado registrou alta de 0,5% no Índice de Atividades Turísticas em junho. Agora, o Rio Grande do Sul está entre os seis estados brasileiros com desempenho positivo no período. A média nacional caiu 0,9%. 

Na comparação com junho do ano passado, o crescimento foi expressivo, alcançando 38,5%. Lembrando que neste período de 2024, ainda havia impactos fortes das enchentes no território gaúcho. O avanço também demonstra a retomada gradual da demanda por viagens e eventos no Rio Grande do Sul.

De acordo com o Governo gaúcho, a melhora dos índices se dá pela combinação de eventos, ampliação da oferta e recuperação da infraestrutura. “O turismo é um motor fundamental para a economia gaúcha, gerando emprego, renda e oportunidades em todas as regiões”, disse Ronaldo Santini, secretário estadual de Turismo.

No acumulado do primeiro semestre de 2025, a atividade turística no Estado cresceu 9,4%, garantindo o terceiro lugar no ranking nacional e a liderança na região Sul do País. O resultado supera o desempenho de Santa Catarina (7,7%) e Paraná (5,5%). No topo do ranking aparecem Rio de Janeiro (14,2%) e Amazonas (11,8%).

TEXTO: Com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria Estadual de Turismo

FOTO: Acervo do Governo RS

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato