Através de uma parceria entre prefeitura, Hospital Santo Antônio, Hemopasso de Passo Fundo e Conselho de Doação de Sangue, será instalado, em Tapejara, um polo de coleta de sangue. A iniciativa deve ampliar o acesso a estoques seguros de sangue.
De acordo com o prefeito Evanir Wolff, a implantação do polo é fruto de uma mobilização conjunta que colocou Tapejara como uma das cidades que mais mobiliza voluntários e que, agora, terá condições de organizar doações regulares sem que os moradores precisem se deslocar para Passo Fundo.
O presidente do Hospital Santo Antônio, Sirinei Panizzon, classificou o momento como resultado de uma caminhada coletiva em prol da comunidade. Já a coordenadora da 6ª CRS, Rejane Pedro, ressaltou que Tapejara se diferencia pela integração entre poder público, entidades e sociedade civil.
De acordo com a coordenadora-geral do Hemopasso, Claudete Mistura Dóro, Tapejara será o terceiro polo de coleta da instituição, ao lado de Frederico Westphalen e Lagoa Vermelha. A rede atende 150 municípios e 47 hospitais do Norte gaúcho.
As coletas começam em novembro, a cada quinze dias, sempre às segundas-feiras, das 8 às 14 horas. A meta é reunir entre 80 e 90 voluntários por dia, o que deve resultar em cerca de 60 bolsas de sangue após triagem. A estrutura contará com três cadeiras de coleta, médico presente durante todo o processo, equipe capacitada e ambulância de prontidão.
Claudete reforçou a importância de estimular a doação voluntária e regular. “No Brasil, apenas 1,9% da população doa sangue. No Rio Grande do Sul, esse índice é de 2,7%. Tapejara tem potencial para elevar esse número e se tornar referência nacional em solidariedade”, afirmou.
O polo funcionará na Unidade de Saúde do bairro Nazaré. Nos dias de coleta, a unidade será exclusiva para o Hemopasso, com o atendimento geral redistribuído para outros postos de saúde.
As primeiras mobilizações já estão em andamento com apoio de empresas, entidades e voluntários. O Hospital Santo Antônio ficará responsável pelo lanche dos doadores, em parceria com o Conselho de Doação de Sangue.
A Secretaria Municipal de Saúde deverá divulgar em breve as datas das primeiras coletas, que também poderão ser agendadas pelo aplicativo Tapejara Digital.